É o sistema que tem como peças o pino-rei, a mesa do pino rei e a quinta roda. De suma importância para o carregamento, precisa sempre estar em condições de uso, pois uma quebra ou falha neste sistema, pode acarretar graves acidentes, colocando em risco vidas humanas.
É o pino de acoplamento entre a carga e o cavalo. Deve ser resistente para aguentar os esforços imprimidos nele.
É o suporte para o item pino rei. É nele que o pino está preso ao resto da carga.
Sistema instalado na traseira do caminhão. É onde vai o pino-rei, e por consequência, lugar que vai guiar a carga e suportar os esforços de resistência do carregamento. O sistema é mais complexo dos três que compõe o acoplamento, e requer atenção especializada para sua manutenção.
O para choque tem o objetivo de proteger o veículo ou sua carga de choques menores, o que leva a custos menores de reparação se comparado com os valores relativos ao conserto de um chassi ou outra parte mais nobre.
É o local onde a carga fica, tem dimensões e características conforme o tipo de carga e as normas técnicas.
Segundo as normas da ABNT, caminhões que levem determinados tipos de carga, especificados na norma, precisam levar também cones. Para isso, são instalados os suportes para que o caminhão possa levar os cones sem riscos.
O extintor de incêndio pode ser o diferencial em alguma situação de grande risco, portanto um suporte confiável é fundamental em um caminhão.
O estepe é fundamental em uma viagem, e um suporte de confiança é primordial.
A função do chassi é suportar todo o peso do carregamento, e ainda comportar os sistemas de locomoção e segurança. Um chassi em más condições pode comprometer todos os sistemas contidos nele, e ainda a carga, em contraste com um em boas condições, que provê segurança ao motorista. O chassi, ao contrário de alguns outros sistemas, pode ser reformado e ainda ficar em condições perfeitas de funcionamento.
Proteção que fica acerca das rodas do veículo para que a lama não seja jogada para cima ao passar sobre a mesma, faz também a contenção de pedregulhos e detritos menores que os sulcos dos pneus acabem tirando do solo.
Maciço, impede que o barro suba e atinja outros veículos, pessoas ou mesmo a carga.
É um sistema que usa de uma haste com uma base chata. Tem comprimento regulável. Atua na parada da carga, levantando o chassí e provendo maior estabilidade, tanto relativo ao giro das rodas quanto ao tombamento do caminhão quando este sofre esforços laterais.
As faixas refletivas, levam no nome sua função, a de refletir a luz. Auxiliam de grande forma os motoristas a evitarem acidentes uns com os outros, principalmente em situações com visibilidade de longo alcance comprometida, como em chuva forte ou neblina, as faixas refletivas ajudam os outros motoristas a perceberem as reais dimensões do veículo minimizando assim o risco de acidentes com o próprio caminhão ou com terceiros.
As faixas no para-choque, tem suas faixas diagonais, e devem sempre ser vistoriadas, pois impactos normais e consertos, podem comprometer suas propriedades reflexivas e então terem de ser trocadas para atender as normas vigentes.
Para ter sua eficiência máxima, os veículos e cargas devem estar com seu alinhamento em dia, nesta situação, o desempenho, consumo de combustível e consumo de rodas atingem seu ponto ótimo. Equipamentos desalinhados, levam a desequilíbrio, o que aumenta o consumo de pneus, o risco de acidentes, os esforços nos sistemas de freio e direção e também o gasto de combustível. Pelo custo baixo do procedimento e a economia em combustível, gasto de pneus e desgaste em peças mecânicas.