Na manutenção preventiva ou corretiva, um dos itens de maior importância é o sistema de freio dos veículos, pois a partir dele é possível garantir a segurança nas estradas, no transporte das mercadorias e na preservação da vida humana.
Quando o freio não passa por manutenção periódica, as chances do veículo, carregado ou não, perder o freio na estrada é muito maior, principalmente quando tem rota por trecho de serra.
A melhor maneira para garantir a segurança nas estradas, é fazer sempre a manutenção do sistema de freio, que inclui os itens abaixo:
Atua na vedação do cubo para que a graxa não vaze e comprometa o sistema.
É encaixado no eixo para mantê-lo em seu lugar e também selar o óleo para ajudar na lubrificação.
A graxa é aplicada para que sirva como lubrificante, e assim o rolamento terá suas condições de temperatura, atrito, velocidade de giro e distribuição de carga conforme o tolerável pelo equipamento.
Rolamento é um elemento de máquina que funciona com duas partes de formato circular que tem entre si elementos rolantes, como esferas e cilindros, o que faz com que o atrito diminua de forma relevante, que é um dos principais objetivos de um rolamento. O outro é o de direcionar as forças e a rotação na direção correta, dada a sua função imprescindível, a instalação correta do rolamento certo é de suma importância em qualquer sistema que o utilize.
É a parte que é atritada ao tambor no momento da frenagem. Tem material de resistência menor que o tambor, para que ela se desgaste, e não as partes mais nobres do freio.
Atua como espaçadora, almofada de desgaste e também como dispositivo de bloqueio.
Tem a função de travamento da roda quando esta se encontra parada. Não atua na frenagem em movimento do veículo.
No sistema de freio, são responsáveis por gerar pressão no patim, com o objetivo de compensar o desgaste desigual na lona.
Geralmente fabricado em material condutor de calor e resistente a desgaste, o tambor no momento do acionamento do freio, fica em atrito com a lona do freio. A fricção leva a parada do eixo e roda, e a consequente parada da carreta. O processo de frenagem gera quantidade considerável de calor.
Item responsável pelo ajuste da distância entre a lona de freio e o tambor através de um sistema interno de engrenagem e haste dentada.
Faz a função de travamento em conjunto com a aranha do freio.
Liga as duas sapatas e serve de eixo de abertura para que as duas sapatas possam abrir e efetuar a frenagem.
É o eixo de comando do freio. Possui formato similar ao da letra “S”, o que o faz levar este nome.
A instalação de bucha no eixo “S” serve para manter o eixo firme e assim não prejudicar o comando do freio.
Serve para prender o sistema de freio.