As válvulas do sistema pneumático são responsáveis pelo controle no fluxo de ar comprimido, atuando em entrada e saída de ar dentro do sistema, condução do ar, travamento no sistema e atuações e emergências. Destacam-se dentre as outras, as seguintes válvulas: Mestre RE4, responsável pelo controle do sistema todo de fluxo de ar; de bloqueio ou estacionária, usada para deixar o sistema em uma situação fixa segundo o desejo do condutor; de emergência, que atua no caso de alguma falha no sistema, travando o carregamento e por fim a de descarga rápida ou suspensor, que é responsável pelo esvaziamento e enchimento dos equipamentos. O vazamento em qualquer uma das válvulas compromete a segurança do sistema, e demanda portanto manutenção.
O reservatório, é um recipiente especial, onde o ar pressurizado é armazenado. Tal recipiente deve suportar razoável pressão e também as intempéries que sofra. Com o fluido contido dentro do mesmo é possível de forma rápida trabalhar com os equipamentos, caso não houvesse este item, seria impraticável o uso de sistemas pneumáticos no setor de transportes