PV Truck | Suspensão
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Suspensão

O sistema de suspensão, conecta o veículo/carga as rodas. É responsável por manter as rodas no chão apesar de irregularidades no solo, e também de absorver impactos, variações de altura e vibrações, assim, proporcionando condições salubres e normatizadas para as pessoas e cargas que estejam utilizando o sistema.

 

  • Balança asa delta

Este item forma conjunto com o feixe de mola pino e os suportes, sua função é a de nivelamento do feixe.

 

  • Pino da balança

O pino é o item que segura o peso exercido sobre a balança, possibilita a balança fazer movimento de gangorra e balancear o feixe de mola.

 

  • Suportes Central, Dianteiro e Traseiro

São os componentes que suportam o peso do sistema de suspensão. A diferenciação entre os tipos, se dá pelo lugar que eles vão no chassi. O Dianteiro vai na frente dos eixos, o central entre os eixos e o traseiro vai atrás dos eixos.

 

  • Tensor

É uma haste com roscas, perpendiculares ao eixo do tensor, nas duas extremidades. Serve para o alinhamento das rodas, para que, estas alinhadas gastem por igual e não tenham sua durabilidade prejudicada.

 

  • Embuchamentos do tensor

É o conjunto do pino e sua bucha que vão nas roscas do tensor, prendem o sistema de suspensão na haste para que ela sirva de guia no alinhamento.

 

  • Feixe de mola

É composto por uma ou mais lâminas de aço sobrepostas, que trabalham como elemento elástico da suspensão dos veículos. Tem a função de absorver os impactos causados pelas irregularidades do piso e suportar o peso, garantindo o conforto e também a altura necessária do eixo.

 

  • Sapatas do feixe de mola

Usada para fixar o grampo do feixe de mola. Pode ser usada para ajudar no ajuste de altura do feixe.

 

  • Sistema pneumático De Suspensão

É um sistema que usa bolsas de ar, chamadas de molas pneumáticas, no lugar de molas, que atuam no nivelamento e amortecimento.

 

  • Molas Pneumáticas

São Câmaras de ar, que são preenchidas ou esvaziadas conforme a necessidade de nivelamento do sistema. Formam também o sistema que levante e abaixa os eixos da carga.

 

  • Amortecedor

Peça cilíndrica responsável pela amenização de impactos e vibrações causados pelas variações no solo onde as rodas passam.

 

  • Sistema de pino e bucha

Responsáveis por prender os suportes no sistema de suspensão.

 

  • Sistema pneumático

É o Sistema de Ar do caminhão.

 

  • Cuíca

Chamada também de “Spring Brake Cylinder” atua como uma câmara de pressão, que ao ser pressurizada, comprime uma mola de alta capacidade de carga que está alocada internamente no cilindro, e assim, o veículo pode sair do repouso. Quando a câmara está despressurizada, a mola fica em seu estado natural, expandido, travando assim o veículo.

 

  • Flexíveis de freio a ar

Também conhecido como flexível pneumático, é o item responsável no sistema, por levar o ar comprimido da carroceria até o sistema de freios. A cuíca, que recebe o ar, está em constante movimento em relação à carroceria, por isso esta peça recebe o nome de flexível de freio, pois tem de ser flexível e ainda suportar as pressões resultantes da natureza do fluido por ele conduzido. Além destas propriedades mecânicas, o flexível precisa também suportar condições climáticas e até químicas diversas.